sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Argentina atrai a agroindústria brasileira


Um número crescente de empresas brasileiras que operam com trigo e soja está comprando e arrendando companhias do setor na Argentina para, por essa via indireta, manter ou ampliar sua rentabilidade. Essa estratégia é adotada tendo como principal motivação a política argentina de privilegiar a produção agropecuária de maior valor agregado, por concessões tarifárias. Com essa atuação, o país vizinho torna mais vantajoso comprar empresas argentinas, em vez de tentar competir em condições desiguais.

Até mesmo na soja, o principal produto agrícola exportado pelo Brasil, a Argentina está atraindo mais investimentos. Segundo o diretor da Safras & Mercado, Flávio França Júnior, a atual capacidade de esmagamento de soja na Argentina atrai a implantação de unidades naquele país.

Um novo fator que pode tirar o Brasil da estagnação no processamento da soja é o biodiesel.

A demanda pelo óleo de soja para a fabricação do biocombustível poderá gerar um novo movimento de investimentos, mas a Argentina também está de olho nesse mercado. “Se o Brasil não resolver seus problemas, em pouco tempo terá que importar óleo de soja e até mesmo biodiesel da Argentina”, prevê um analista.

Fonte:

Nenhum comentário: