quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Raudi cria metanol ecológico, a partir da palha da cana

O combustível será produzido no norte do PR e vai competir com o produto fóssil, hoje importado. A Raudi, especializada no aproveitamento industrial de subprodutos ou excedentes da atividade sucroalcooleira, se prepara para lançar no mercado brasileiro o "metanol verde", produzido a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. Trata-se de um projeto pioneiro no País (e no mundo), patenteado e desenvolvido pela empresa em parceira com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), segundo afirma Adriano Fiaschi, consultor e coordenador do projeto de gaseificação de biomassa e síntese da empresa. "O metanol produzido com subprodutos da cana será idêntico ao feito a partir de materiais fósseis, com a diferença que o nosso produto será totalmente ecológico, 100% renovável", diz Fiaschi.
O Brasil é importador de metanol derivado de petróleo. Em 2005, foram gastos US$ 67 milhões com a compra do produto importado e a tendência é de que essa dependência do mercado externo cresça nos próximos anos, puxada sobretudo pela avanço acelerado da produção de biodiesel - combustível feito da mistura de óleo vegetal (de soja, mamona, sebo bovino, entre outros) e um reagente, que pode ser o álcool etílico (de cana) ou metílico (do petróleo). Apesar da oferta abundante de álcool no Brasil, a maioria dos fabricantes de biodiesel prefere utilizar o material fóssil na composição do combustível, pois ele oferece maior rendimento e custo inferior ao valor gasto com a utilização do produto derivado da cana.
Fonte:

Um comentário:

Anônimo disse...

deveria ser criado postos de vendas para o novo metanol tirando a interferencia da petrobras , assim teriamos como ter preços melhores .