segunda-feira, 27 de novembro de 2006

O Brasil é visto na Europa como tendo o maior potencial mundial de producao de biodiesel

Aqui na europa, o Brasil está posto como o país de maior potencial para a producao de biodiesel do mundo.
Há aqui um interesse muito grande pelo biodiesel produzido a partir do óleo de palma. É apresentado como tendo um grande potencial para a recuperacao de areas degradadas.
Já há producao de biodiesel de palma na asia e, assim como ocorreu com a borracha, já existem varias variedades sendo testadas e adptadas as condicoes asiaticas. Ou seja, logo, logo estaremos importando biodiesel de palma da asia. Mas, em contra partida, estaremos exportando biodiesel de pinhao-manso???? Parece coisa de louco, a pesquisa brasileira em vez de estar procupada oleaginosas ja adptadas ao clima brasileiro, está a procura de algo que, até mesmo onde já existe, nao é dada grande importância.
Corremos o risco de, mais uma vez, perdemos o bonde da história deixando de lado este grande potêncial bioenergetico, a palma, embarcando no estudo de algumas plantas ainda nao tao bem adptadas como é o caso do pinhao-manso. Nao sou, de forma alguma, contra o estudo do pinhao-manso, só acho errado isso ser feito em detrimento ao estudo de plantas nativas com potêncial de producao elevada e que apresentem, ainda, caracteristicas de recuperacao de areas degradadas como na regiao amazonica e do cerrado brasileiro.
Acorda gigante brasileiro, estao querendo te passar para trás, de novo.

Do autor do Blog

Nenhum comentário: