domingo, 12 de novembro de 2006

Biodiesel e os equipamentos a Diesel


O Biodiesel não é compatível com todo motor a diesel. Por isto é que é muito importante verificar seu manual do proprietário do motor para saber os tipos de combustíveis que pode ser usados.

O biodiesel não é compatível com todos os componentes de motor. Entretanto muitos fabricantes tais como Ford e Volkswagen têm, ou estão no processo de criação de um carro diesel ou um motor diesel mais compatível com os combustíveis diesel de baixo teor de enxôfre.

O maior problema apresenta-se quando você tenta pôr o biodiesel no motor diesel das máquinas mais velhas. Mesmo o biodiesel misturado, com o uso continuo nos motores a diesel, atacará e degradará determinados tipos de polietilenos e de compostos de borracha natural. O biodiesel puro pode destruir determinados tipos de graxeta, de mangueira, e de compostos do selo como a borracha natural podendo criar escapes no sistema de combustível. Infelizmente estes materiais são o que a maioria dos selos das mangueiras de combustível e da bomba de combustível são feitos.

A única solução é substituir suas mangueiras e tampões de combustível por um material que seja compatível com biodiesel. Uma outra sugestão é usar a mistura diesel do combustível que seja recomendada pelos fabricantes de motores para não causar o stress e não desgastar suas mangueiras e vedadores. As misturas de até B20 (biodiesel de 20% e combustível diesel de 80%) mostram causar menores stress para os motores diesel. Em geral, nunca usar B100 de Biodiesel em um motor diesel. Usar sempre uma mistura porque a experiencia com o B100 poderia provar ser cara.

Fonte: Auto News (em inglês)

Nenhum comentário: