segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Brasil na lista dos ´10 mais´ do combate à mudança climática

Poucos dias depois de receber o "Fóssil do Dia" como país que mais atrapalha as discussões sobre o futuro dos acordos mundiais contra a emissão de gases causadores do efeito estufa, o Brasil recebe um afago das ONGs que acompanham as discussões da ONU sobre o tema, em Nairóbi, no Quênia, ao ser incluído na lista dos 10 países que mais se esforçam para evitar o aquecimento global.

Mas "não há ganhadores" na lista, adverte Matthias Duwe, da Rede ação Climática - Europa, um dos dois grupos responsáveis pelo ranking. "Só há países que aparecem melhor na comparação com os outros". Das 56 nações ranqueadas, Suécia, Reino Unido e Dinamarca são os países que melhor se comportam frente ao problema. O Brasil aparece em oitavo lugar na lista, atrás da Argentina, mas à frente da Suíça e da Índia.

Os EUA ficaram em 53º lugar, à frente apenas de China, Malásia e Arábia Saudita. Os Estados Unidos são os maiores emissores de gases do efeito estufa, e suas emissões subiram 16% entre 1990 e 2004.

Os cálculos para composição do ranking foram feitos pelo grupo ambientalista Germanwatch, e levaram em conta níveis de emissão, tendências de emissão e políticas climáticas.

Na Suécia, cerca de 25% da energia consumida, em 2003, vinha de fontes renováveis. Isso é mais de quatro vezes a média européia, de 6%.


Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: