quinta-feira, 16 de novembro de 2006

PAC da UE deverá promover os biocombustíveis (bioetanol e biodiesel)

O vice-presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Jorge Varejão, considerou, ontem, que uma próxima reforma ou revisão da Política Agrícola Comum (PAC) pode ser uma oportunidade para os países criarem condições favoráveis à produção de biocombustíveis, sobretudo de bioetanol feito com recurso a batatas, cereais, beterraba sacarina, girassol ou soja, entre outras culturas.

“Pensa-se que a próxima PAC dirá alguma coisa no sentido dos biocombustíveis, de subsidiar culturas para eles direccionadas”, afirmou, ontem, Jorge Varejão durante o seminário “Ambiente em debate: energia e biocombustíveis”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Coimbra e pelo Conselho Empresarial do Centro – Câmara de Comércio e Indústria do Centro.

Já no que diz respeito ao biodiesel, as oportunidades, disse o vice-presidente da ESAC, relacionam-se mais com a recolha e transformação das gorduras e óleos usados. “Há muitas coisas entre nós que estão a ser deitadas fora”, lamentou, exemplificando com os óleos domésticos. E é justamente na recolha e transformação que os pequenos produtores dedicados “podem ter um papel importante”. “Tem que haver uma explosão” preconizou, em jeito de apelos aos empresários, Jorge Varejão.

Fonte: Diário as Beiras

Nenhum comentário: