quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Embrapa dá a partida para o biodiesel brasileiro

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem uma proposta com ações imediatas e medidas de curto, médio e longo prazos para agilizar a inserção de óleos vegetais no diesel. Os principais pontos para o Programa de Agroenergia e para garantir o abastecimento de três plantas da Petrobras em fase de instalação, foram apresentados, na sua sede em Brasília.

Um dos pontos para ação imediata refere-se à produção de sementesde mamonadas cultivares Paraguaçue Nordestina, criadas pela Embrapa e adaptadas ao semi-árido brasileiro, para tornar possível abastecer as usinas em Quixidá (Ceará), Candeias (Bahia) e Montes Claros (Minas Gerais) - onde a Petrobras desenvolve projetos de transesterificação de biodiesel. A urgência nesse ponto se deve à necessidade de aumentar a oferta da oleaginosa, pois para abastecer as três plantas a pesquisa terá que disponibilizar mais semente dessas duas variedades, ou o suficiente para o plantio de uma área de 300 mil hectares.

Também se incluem nestas pesquisas métodos de desintoxicação da Ricina e novas alternativas para o uso do subproduto Glicerina. Segundo o chefe da secretaria de Gestão e Estratégia (SGE), Evandro Chartuni Mantovani, esta proposta básica é um bom ponto de partida para o fechamento de parcerias com programas delineados pelas unidades de pesquisa da Embrapa envolvidas com o tema agroenergia.

Fonte: Revista Petro&Química
da Agência de Notícia UDOP

Nenhum comentário: