terça-feira, 21 de novembro de 2006

Brasil exportará tecnologia de produção de biocombustível para China


A China National Petroleum Corp. (CNPC), maior produtora de petróleo do país, anunciou ontem à noite ter concluído as negociações sobre a importação de tecnologia para produção de biocombustível na província de Sichuan, no sudoeste da China. Segundo a companhia, sua divisão de bioenergia concluiu as negociações com quatro empresas estrangeiras na segunda quinzena de novembro.

A CNPC pretende construir duas usinas de biocombustível em Sichuan até 2010. Uma vai produzir etanol a partir da batata doce, com capacidade para 600 mil toneladas ao ano, enquanto a outra vai usar semente de pinhão para produzir 100 mil toneladas de biodiesel ao ano. Os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados.

A China atualmente é a terceira maior produtora de etanol combustível do mundo, depois do Brasil e dos Estados Unidos, com 10,2 milhões de toneladas por ano. A produção de biodiesel da China ainda está em seus primeiros estágios, mas provavelmente deverá crescer nos próximos anos com a ajuda de investimentos.
Fonte:
As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: