sábado, 18 de novembro de 2006

PNAS diz que Biodiesel é mais vantajoso que Etanol, nos EUA

Biodiesel ou etanol de milho?

Um grupo de investigadores da Universidade de Minnesota resolveu abordar esta questão, num estudo publicado em julho deste ano na revista PNAS. As conclusões sugerem que:

“41% de gás de Efeito de Estufa menos, é o produto do biodiesel por comparação com o carburante tradicional, segundo um estudo americano. O etanol, substituto da gasolina, só permite um ganho de 12%. Além do mais, ele só entrega mais 25% de energia suplementar em relação à quantidade de energia consomida no seu fabrico, enquanto que o biodiesel apresenta um excedente energético de 93%! Por fim, para produzir a mesma quantidade de energia, a cultura da soja (para biodiesel) só utiliza 1% do Azoto, 8,3% do fósforo e 12% dos pesticidas exigidos pela cultura do Milho (para Etanol)”.
Fonte: Sciences et Avenir, Agosto de 2006

Esta conclusão se deve principalmente pela fonte de etanol nos EUA, o milho, que apresenta uma produção de etanol menor que o da cana-de-açucar e com o uso muito maior de defencivos agricolas se relacionado com a cana. No Brasil os resutados são diferentes, porém, ainda a favor do biodiesel.

Fonte: Revista PNAS

Nenhum comentário: