segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Biodiesel, Biocombustível e Agroenergia


Os combustíveis fósseis deram base energética ao processo civilizatório nos últimos duzentos anos - J. W.Bautista Vidal

Os combustíveis fósseis deram base energética ao processo civilizatório nos últimos duzentos anos. Eles porém estão se exaurindo e têm como alternativas os combustíveis derivados da biomassa tropical: álcool etílico, óleos vegetais e celulose, obtidos pela foto-síntese das plantas graças à radiação eletromagnética do Sol. De modo simultâneo, a queima desses fósseis criou graves problemas ambientais decorrentes do “efeito estufa” que provoca a elevação da temperatura do planeta e cria mudanças de clima com sérias e danosas conseqüências na ecoesfera.
Integra do Artigo do Professor Bautista Vidal no sítio da Zoonews

Aposta no H-Bio como combustível

Em junho, a Petrobras iniciou os testes com mais uma alternativa de combustível,
o H-Bio, um novo tipo de óleo diesel produzido a partir de uma mistura de petróleo e com 18% de óleo vegetal. Por enquanto, os testes têm sido feitos com o uso do óleo de soja.A coordenadora de biocombustíveis da SAF/MDA, Edna Carmélio, explica que, com o H-Bio, o diesel brasileiro irá atender as normas ambientais do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para a diminuição do teor de enxofre, que conseqüentemente implica na redução da poluição na atmosfera. "O diesel brasileiro precisa atender a um padrão que hoje ele não atende", diz.

O processo de produção do H-Bio é mais complexo e de custo mais alto que o do biodiesel. Com isso, a produção é viável para grandes refinarias de petróleo que já possuem unidades de Hidrotratamento (HDT) e que processem óleos e gorduras mais baratas que o petróleo. Uma unidade completa de HDT custa entre US$ 200 milhões e US$ 250 milhões, produzindo entre três milhões e cinco milhões de litros de diesel/dia. Para pequenos produtores de óleos vegetais, torna-se menos viável a instalação para a produção de H-Bio. No Brasil, a Petrobras só possui três unidades de refino de petróleo.

Fonte: Planeta Orgânico


Selo Social Combustível para H-bio

De acordo com Edna, o MDA já está analisando o fornecimento do óleo vegetal que é utilizado para a produção do H-BIO. "Temos interesse que a agricultura familiar produza direta ou indiretamente esse óleo". Ela explica que há discussões para a criação de um Selo Social Combustível para o H-Bio, assim como já existe para o biodiesel.

Nenhum comentário: