segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Incentivo para diversificar a produção


O governador Germano Rigotto esteve em Passo Fundo no ínicio da tarde de hoje. Na oportunidade ele assinou um protocolo de intenções entre a empresa BSBios e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é incentivar projetos que envolvem a cadeia produtiva para a obtenção do biodiesel através do cultivo de girassol, mamona e canola.

A cerimônia, que aconteceu por volta da uma e meia da tarde, no Hotel Villa Vergueiro, contou também com a presença de representantes da Emater, Embrapa, Banco do Brasil, Caixa RS e Fepagro.

De acordo com o presidente da Emater, Ricardo Schwartz, a parte que caberá à entidade será a assistência técnica e extensão rural, fornecendo dados e informações das culturas que podem ser de alguma forma utilizadas na produção de biocombustível.

O marauense Antônio Roso, um dos proprietários da BSBios adiantou que a usina da empresa produzirá cerca de 100 milhões de litros de biodiesel por ano. Inicialmente a soja será o combustível para desenvolver o projeto, mas, a partir da análise de adaptação de outras culturas, a intenção é
incorporar a canola, o girassol e a mamona. Com orçamento de R$ 40 milhões, a previsão é dar início às operações em março de 2007, gerando 110 empregos diretos. Aproximadamente 61 municípios da Região do Planalto Gaúcho, incluindo os da microrregião de Marau, deverão buscar um complemento para a renda mensal produzindo oleaginosas para a BSBios.

Fonte: Departamento de Jornalismo - Rádio Alvorada

Nenhum comentário: