quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Pinhão Manso-Cultura deve substituir a Soja na fabricação do Biodiesel


A Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) de Sinop está trabalhando com experimentos e testes com o Pinhão Manso, sendo este uma oleaginosa rústica semelhante a mamona, que pode ser utilizada na produção do biodiesel.

O secretário de Agricultura Alexandre Picin esteve participando da BR 2005 e 2006, evento que discute informações relacionadas a novidades do setor do biodiesel, na oportunidade falou-se muito sobre o Pinhão e suas vantagens.

“Aproveitei e já trouxe as mudas para o município, para começarmos os testes imediatamente” afirmou o secretário.
As primeiras sementes foram cultivadas no viveiro municipal da prefeitura e somente há alguns meses as mudas foram transferidas para o Campo Experimental onde ocupam dois hectares.

Já no início de 2007 deve ser iniciada a colheita que é totalmente manual, com uma produção total de aproximadamente quatro mil kg por hectare. “Precisamos de matéria-prima com mais produtividade, que ocupe áreas menores e com custo mais baixo” declarou o secretário.

O pinhão manso ocupa menor espaço, exige menos cuidados como adubação, irrigação e utilização de inseticidas, baixo custo de produção e alto teor de óleo.

“Essas diferenças com relação a outras oleaginosas é que tornam o Pinhão tão rentável, já que o óleo de soja ou girassol já tem um custo inicial de aproximadamente R$ 1,00” disse Picin.

Link para Diario da Notícia

Nenhum comentário: