sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Intecnial vence licitação de obras de engenharia das três usinas de biodiesel da Petrobras


SÃO PAULO - A empresa de engenharia Intecnial S.A. foi escolhida pela Petrobras por licitação para desenvolver as plantas de produção de biodiesel na Bahia, Minas Gerais e Ceará. A Petrobras vai desembolsar R$ 227 milhões na construção das três usinas, cuja inauguração está prevista para o final de 2007. O início das obras ainda depende de licenças de instalação emitidas pelos órgãos ambientais de cada estado, o que, segundo a companhia, deve ocorrer nos próximos dias.

As usinas funcionarão em Candeias (BA), Montes Claros (MG) e Quixadá (CE) e terão capacidade para produzir cerca de 57 milhões de litros de biodiesel por ano. De acordo com a petroleira, a empresa eleita trabalha com a tecnologia da americana Crown Iron Works, outra empresa de engenharia de forte presença mundial no segmento de processamento de sementes e óleos vegetais.

Inicialmente, o biodiesel será produzido a partir de óleos vegetais derivados de algodão, soja, mamona e dendê. Álcool e gordura animal são outros insumos necessários na produção. Ainda está em estudo o uso do girassol, amendoim e do gergelim para essa finalidade.

A meta da Petrobras é produzir 855 milhões de litros do combustível por ano até 2011. Para isso está em andamento a análise de outros quinze projetos no país que poderão ser desenvolvidos em parceria, seja com grandes grupos econômicos, seja com cooperativas de trabalhadores rurais.

O aumento da produção visa atender a perspectiva de demanda que será criada após janeiro de 2008, com a vigência do Programa Nacional de Produção e Uso do biodiesel, que prevê adição compulsória de 2% desse combustível ao diesel convencional permitindo a mistura de até 5% do produto.

Link para Valor On Line

Nenhum comentário: