quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Martifer cria sub-holding para as renováveis


Criar sub-holdings para cada uma das energias renováveis é a mais recente aposta da Martifer que, depois de ter vingado no sector da metalomecânica, tem vindo a conquistar terreno no campo das energias verdes.

«Estamos a criar sub-holdings – que, aliás, em termos orgânicos estão já constituídas - para as várias energias renováveis, como a eólica e os biocombustíveis», disse ao Água&Ambiente Carlos Martins, presidente da Martifer, acrescentando que no futuro a gestão destas áreas deverá ser autónoma.

Só para as unidades de produção de biocombustível a Martifer, grupo participado da Mota-Engil, prevê investir 400 milhões de euros – distribuídos pela produção agrícola, extracção de óleo e logística, podução de biodiesel e distribuição do produto. Em Portugal serão aplicados cerca de 150 milhões.

Avaliada em 20 milhões de euros, a fábrica de biodiesel actualmente em construção no porto de Aveiro, e que deverá entrar em funcionamento em Março de 2007, terá uma capacidade de produção anual de 100 mil toneladas de biodiesel a partir da transformação de oleaginosas, como colza, mamona, dênde, soja e girassol, este de origem nacional. Espera-se que a unidade venha a facturar anualmente cerca de 70 milhões de euros.

Link Portal Ambiente OnLine

Nenhum comentário: