sábado, 28 de outubro de 2006

Feliz Natal deve começar produzir biodiesel em 60 dias

O município de Feliz Natal (130 km de Sinop) deve ser um dos pioneiros em projetos de produção de biodiesel na região. Está previsto para iniciar em 60 dias o funcionamento de uma indústria de biodiesel da Cooperativa Mercantil Industrial dos Produtores de Feliz Natal (Cooperfeliz), informou a assessoria.

Inicialmente a usina terá uma produção diária de 20 mil litros de biodiesel, podendo ser estendida para 50 mil litros. A atividade deve gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos no município.
Dirigentes se reuniram com pequenos produtores de assentamentos do município, durante a semana, para incentivar a produção de novas culturas para a produção do biodiesel, como o pinhão-manso. A oleaginosa vem se mostrando forte alternativa para o setor. Entre suas vantagens estão boa adaptação ao solo da região, baixa manutenção e grande rendimento por hectare, sendo uma grande opção para a agricultura familiar.

A Cooperfeliz deve cadastrar os produtores para que possam adquirir as sementes e, após esse processo, será definido o cadastramento e distribuição de acordo com as regras do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ANP, e outros órgãos que regem o programa biodiesel.

Nenhum comentário: