terça-feira, 31 de outubro de 2006

Petrobras quer Japão investindo em projeto brasileiro de bioetanol


O Japão está ficando atrasado em relação aos objetivos estipulados para o país no Protocolo de Kyoto de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, e a Petrobras acredita que investir no setor de bioetanol brasileiro poderia levar o Japão a cumprir suas metas. "O Japão terá de usar biocombustíveis se quiser cumprir as metas do Protocolo de Kyoto", disse Kuniyuki Terabe, vice-presidente-executivo da Brazil-Japan Ethanol Co.

A Petrobras está sugerindo que, ao investir em projetos de etanol, as firmas japonesas vão ajudar o Japão a assegurar suprimentos e o Brasil a ter uma base estável de clientes, acrescentou Terabe. A companhia é uma joint venture entre a Petrobras e a Japan Alcohol Trading Co., que é agente da Petrobras no Japão para vender etanol a ser usado em mistura com a gasolina.

O Japão produziu um equivalente a 1,36 bilhão de toneladas de dióxido de carbono no ano fiscal encerrado em 31 de março, uma alta de 0,6% em relação ao período anterior e 8,1% mais que os níveis de 1990, revelaram dados oficiais do Ministério do Meio Ambiente.

Sob o Protocolo de Kyoto, o Japão deverá ter cortado a emissão de gases de efeito estufa em cerca de 6% em relação aos níveis de 1990 no fim de 2012. A defasagem entre essa meta e as emissões reais aumentou em 14,1 pontos porcentuais no ano fiscal 2005.

Link para o

Nenhum comentário: