terça-feira, 31 de outubro de 2006

Petrobras faz acordo para explorar petróleo em Moçambique

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira a assinatura de um acordo com a estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) para exploração conjunta de petróleo e gás natural no país africano.

O acordo, firmado na última sexta-feira no Rio de Janeiro pelas direções das duas estatais, inclui a realização conjunta de pesquisas com o objetivo de produzir biocombustível em Moçambique.

"O governo de Moçambique tem interesse em desenvolver a produção de biodiesel a partir da jatrofa (pinhão-manso), uma oleaginosa abundante na vegetação local, além da produção de álcool de cana-de-açúcar", informou a Petrobras em comunicado.
Atualmente, a companhia brasileira participa de um bloco de exploração em Moçambique, juntamente com a Petronas, da Malásia, na foz do rio Zambezi.

O comunicado salientou ainda que a ENH é uma empresa com "experiência no desenvolvimento de atividades petrolíferas e possui amplos conhecimentos de geofísica e geologia das bacias sedimentares de Moçambique".

O memorando foi assinado pelo gerente executivo do Desenvolvimento de Negócios da Área Internacional da Petrobras, Luis Carlos Moreira, e pelo presidente do Conselho de Administração da ENH, Issufo Anuar Daúfo Abdula.
Em agosto deste ano, a estatal brasileira firmou um acordo de cooperação técnica com a portuguesa Galp para exploração de petróleo na península de Peniche (centro-oeste).

Link para a

Nenhum comentário: