segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Os novos irmãos Wright e o Lula de saia

Circula na internet um artigo da Raquel Cavalcante sobre as origens do biodiesel, tratando da apropriação indevida que o governo Lula fez da sua origem.

Concordo plenamente com a autora do artigo no Portal Tempo Real, no que diz respeito às tentativas do governo brasileiro e de alguns órgãos a ele ligados (Ex: Petrobrás) de se apropriar de algumas tecnologias alheias e fazer parecer que são uma grande novidade suas. Veja o caso do da materia da Raquel Cavalcante sobre Biodiesel e o do H-Bio na pagina da Petróbras.

Porém, devemos fazer uma pequena correção nos dados apresentados pela autora:

Expedito Parente realmente foi o grande introdutor do biodiesel na matriz energética brasileira, detendo, inclusive, a patente deste biocombustível no Brasil. Contudo, apesar de todo o louvor no seu pioneirismo na pesquisa deste combustível no Brasil, não foi ele o inventor do biodiesel.

O biodiesel já vem sendo pesquisado e já é conhecido desde o início do século passado, principalmente na Europa. É interessante notar que, segundo registros históricos, o Dr. Rudolf Diesel desenvolveu um motor a explosão interna, patenteado como motor-reator, alimentado por petróleo filtrado, óleos vegetais - um tipo de biocombustível obtido pelo processo de transesterificação (Biodiesel)- e, até mesmo, por óleos de peixe. Mais tarde, ficou conhecido como Motor Diesel em sua homenagem.

Ainda em 1911, Diesel teria afirmado que “O motor a diesel pode ser alimentado por óleos vegetais, e ajudará no desenvolvimento agrário dos países que vierem a utiliza-lo... O uso de óleos vegetais como combustível pode parecer insignificante hoje em dia. Mas com o tempo irão se tornar tão importante quanto o petróleo e o carvão são atualmente.”.

O que o governo federal esta buscando fazer no Brasil é muito semelhante a isso, inicialmente com ênfase na agricultura familiar das regiões mais carentes, como o Nordeste, o Norte e o Semi-Árido brasileiro.

Portanto,de novo concordo com a autora, comete o governo o mesmo erro dos irmãos Wright quando tenta se apropriar de invenção alheia como sua e erra, também, a autora do artigo, quando trata de assunto que parece não dominar muito bem, podendo ser chamada de “lula de saia”, quando tiver que dizer que "não sabia de nada".
Integra do texto de Rangel Cavalcante


Charge do Clauro foi feita para a

Do Autor do Blog

Nenhum comentário: