terça-feira, 17 de outubro de 2006

Pernambuco terá mais uma usina de biodiesel


O grupo paranaense Incoa, que atua há 25 anos nos mercados de fertilizantes e equipamentos para indústrias, assinou na quarta-feira um protocolo de intenções com o governo de Pernambuco para a instalação de uma usina de biodiesel no município de Pesqueira, a 215 quilômetros de Recife. "Já produzia maquinários para indústrias de biodiesel e agora resolvi montar uma usina para mim", afirma Luiz Flávio Porto, sócio diretor da empresa.

O projeto, orçado em R$ 35 milhões, será instalado em abril do próximo ano, e a inauguração está prevista para 2008. A empresa solicitou financiamento do BNDES e estuda sociedade com grupos de investidores para tornar a usina uma empresa de capital aberto.

Conforme Porto, a usina terá capacidade para produzir 500 mil litros de biocombustível por dia, mas a meta é iniciar com a produção de 250 mil litros por dia. Para isso, a empresa também negocia acordo com produtores locais para garantir o fornecimento de matéria-prima. "A empresa vai fornecer os insumos e garantir a compra da mamona. Será necessário plantar pelo menos 200 mil hectares para garantir a oferta", calcula.

A opção por Pernambuco deveu-se aos incentivos fiscais oferecidos pelo governo do Estado - entre eles, a concessão de crédito presumido do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de até 85% por 12 anos.

Link Para O Valor Online

Nenhum comentário: