quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Viabilizada matéria-prima para produzir biodiesel em Sinop


Uma área de dois hectares do campo experimental da Prefeitura Municipal está sendo destinada para testes na produção de pinhão manso, em Sinop. Desde o início do ano a Secretaria de Agricultura vem realizando experimentos na espécie e estudando sua viabilidade na produção de biodiesel.

O objetivo, segundo o secretário de Agricultura, Alexandre Picin, é reproduzir sementes para produtores do município. “Precisamos de matéria-prima com mais produtividade e que ocupe áreas menores para a fabricação de biodiesel”, destacou. Diferente da soja, o pinhão manso ocupa menor espaço para desenvolver-se e possui alto teor de óleo.

Nestes primeiros meses foram feitos testes de adaptação e também de espaçamento da variedade. Picin explica que o período de desenvolvimento da planta é de, em média, 3 anos, mas que em menos de dois anos já começa a produzir. “Esperamos que até final de 2007 já comecemos a colher”, acrescentou.

A colheita das sementes é manual, sendo propicia para agregar renda à agricultura familiar. Este é o objetivo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Sinop, que também deve realizar testes da oleaginosa no município.

A empresa também testa a viabilidade da produção de dendê, que, além de sua utilização na fabricação de biodiesel é muito utilizado na culinária. O azeite de dendê é o segundo óleo mais produzido e consumido no mundo, representado 18,49% do consumo mundial.

A instalação de novas indústrias de biodiesel na região também deve fomentar a busca de novas alternativas para a produção do biocombustível.

Link para o Só Noticias

Nenhum comentário: