quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Engenheiro de petróleo inicia volta ao mundo em lancha movida a biodiesel


Pete Bethune era um engenheiro de petróleo e microempresário neozelandês que só havia pilotado botes em sua vida, mas agora está a ponto de dar a volta ao mundo em tempo recorde em uma lancha digna de um filme de James Bond, movida a biodiesel.

"Estou fazendo isto para promover os combustíveis biológicos, acreditamos no biodiesel", disse Bethune, 41 anos, de pé ao lado de sua lancha, "Earthrace", em um cais de Fort Lauderdale - uma das muitas escalas que faz em sua viagem pelo mundo para promover o combustível, que terminará em março de 2007, quando tentará dar a volta ao mundo em menos de 65 dias.

O recorde atual de travessia global em menos tempo é da lancha "Cable and Wireless Adventurer", que realizou a façanha em 75 dias em 1998.

Segundo Bethune, o principal atrativo de sua lancha. Poder demonstrar que os combustíveis biológicos são eficientes, não falham em situações extremas e são capazes de impulsionar embarcações a velocidades incríveis. Além disso, não poluem o ambiente, contou com a convicção de quem trabalhou na indústria do petróleo.

Nenhum comentário: