terça-feira, 6 de março de 2007

Tecpar inicia a produção de biodiesel dentro de um mês


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) - empresa vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - deve iniciar dentro de um mês os testes para o funcionamento de sua unidade de produção de biodiesel em Curitiba. A previsão foi feita nesta terça-feira (6) pelo presidente do instituto, Mariano de Matos Macedo, durante reunião da Escola de Governo. “A unidade já está na fase final de montagem”, informou.

Com uma área total de cerca de 200 metros quadrados, a planta é composta por uma unidade de pré-tratamento de óleo vegetal e por equipamentos como reatores, tanques de lavagem, evaporadores e condensadores, além de tanques para biodiesel e glicerina. Na área externa, estão espaços para óleo bruto, álcool, água e biodiesel. Um motor deverá fornecer energia e calor para a usina com o consumo do próprio biodiesel produzido na unidade.

De acordo com o coordenador do Centro de Referência em Biocombustíveis (Cerbio) e gerente da Divisão de Biocombustíveis do Tecpar, Bill Jorge Costa, que também é coordenador do projeto, a intenção é aproveitar diversas matérias-primas regionais do Paraná como óleos vegetais produzidos a partir de produtos como soja, girassol, algodão, nabo forrageiro e gorduras animais.

A meta também é orientar pequenos agricultores interessados em participar do projeto. O Tecpar terá capacidade de estudar e dominar os processos tecnológicos de produção de biodiesel a partir de diferentes matérias-primas sob variadas condições experimentais, de modo a produzir um biocombustível que atenda as especificações técnicas já estabelecidas no País.

Instituto apóia miniusinas

Além de estar desenvolvendo sua própria usina de produção de biodiesel, o Programa Paranaense de Bioenergia também apóia a primeira miniusina de óleo vegetal do Estado, instalada no fim do ano passado na colônia Witmarsun, em Palmeira, na região de Ponta Grossa, e que deve servir como modelo para implantação de outras em propriedades rurais.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário: