sexta-feira, 16 de março de 2007

Mão-de-obra especializada será absorvida

O representante da construtora Intecnial S.A, Marcelo Canteli, estimou que cerca de 20% da mão-de-obra não especializada será absorvida do local. Ele justificou que na implantação de uma usina há a necessidade de profissionais treinados e qualificados.

“Como a obra requer urgência para sua conclusão não haverá tempo para a capacitação do potencial humano local”. Será necessária a importação dos serviços técnicos. Canteli disse que os técnicos virão de Fortaleza, Mossoró e Natal. Já possuem experiência no setor.

A respeito da questão socioambiental, o gerente de implantação da unidade de bodiesel em Quixadá, engenheiro João Augusto Paiva, frisou para a comunidade que o projeto bioenergético do Brasil é especificamente ambiental. Visa à redução de poluentes na natureza. Sua sustentabilidade é uma prioridade do governo federal. No Ceará, conta com o apoio da administração estadual e municipal. Segundo ele, o processo auxiliará na redenção econômica do Nordeste. “Não será diferente em Quixadá”, justifica ele.

O posicionamento econômico foi defendido pelo secretário municipal Henrique Rabelo. Ele acredita que o distrito, o município e a região passarão por um processo de transformação, adequação, em razão da usina e sua setorialidade.

Expansão

O setor de serviços terá significativa expansão. Surgirão restaurantes, oficinas e atividades afins. Rabelo frisou a necessidade do agricultor familiar acreditar no processo de sustentação rural que está sendo criado. “É importante que o pequeno produtor assegure essa oportunidade. A Petrobras e o governo estão dando o suporte necessário. Grandes investidores já estão interessados em suprir a demanda necessária para a produção de biodiesel. Somente o interesse de nossos agricultores evitará a interferência terceirizada”.

A empresa

A Intecnial S.A., empresa de engenharia especializada em projetos, fabricação, montagem e serviços eletromecânicos, com sede em Erechim, no Rio Grande do Sul, foi a escolhida pela Petrobras, através de licitação, para construir a unidade de Quixadá e outras duas.

Prazo

A empresa terá 13 meses para concluir uma unidade no Sertão Central, outra em Candeias, na Bahia e a terceira em Montes Claros, Minas Gerais. Cada unidade terá capacidade para produzir 57 milhões de biodiesel por ano.

Fonte:

Nenhum comentário: