quarta-feira, 28 de março de 2007

Biodiesel: software ajudará técnicos na elaboração de projetos

Nesta quinta (29) e sexta-feira (30), acontece em Belo Horizonte (MG) o curso de capacitação para utilização do Sistema de Bionegócios. Esse software foi desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para análise de viabilidade econômica, financeira e social dos projetos de biodiesel. O curso é voltado a lideranças e técnicos de organizações de agricultores familiares, dentre elas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Também é dirigido a representantes governamentais do MDA, do Ministério de Minas e Energia (MME), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Segundo a coordenadora de Biocombustíveis da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Edna Carmélio, o software foi desenvolvido para ser uma ferramenta de negociação entre a agricultura familiar e as empresas. Com o programa, é possível conhecer os custos e as margens de lucro nas áreas agrícola e industrial. A ferramenta vai auxiliar no processo de tomada de decisão, sendo um importante instrumento para que organizações e movimentos sociais avaliem as condições para agregação de renda na produção de grãos, óleo e mesmo biodiesel, explica.

Edna ressalta que o software não substitui o conhecimento agrícola-industrial, já que é voltado para técnicos. Os participantes do curso receberão, além do programa, material teórico auxiliar. Eles também serão credenciados no MDA para utilização do programa, restrito às entidades parceiras do Ministério.

A previsão é de que outras capacitações sejam realizadas para técnicos de atuação no Nordeste e no Centro-Sul do País, podendo se expandir, ainda, para as empresas prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). As informações partem da Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Fonte: CBL

Nenhum comentário: