quinta-feira, 29 de março de 2007

Fidel critica o uso dos biocombustíveis pelos EUA


O líder de Cuba, Fidel Castro, criticou o uso de biocombustíveis pelos Estados Unidos - de acordo com ele, a nova política energética americana será responsável pela "morte prematura de 3 bilhões de pessoas no mundo". As críticas foram divulgadas em artigo assinado por Fidel no jornal oficial cubano Granma, em sua edição desta quinta-feira. O texto não fazia qualquer referência ao estado de saúde de Fidel, afastado do poder desde julho do ano passado.

Segundo o líder cubano, o uso dos biocombustíveis provocará "fome e sede". "A idéia sinistra de converter alimento em combustíveis foi definitivamente estabelecida como a linha econômica da política externa dos EUA", escreve Castro, que diz ter "meditado bastante desde o encontro de George W. Bush com os fabricantes de automóveis americanos". O encontro ocorreu na segunda-feira, na Casa Branca. Fidel, contudo, não faz referência à visita de Bush ao Brasil.

Durante a viagem, o presidente americano discutiu com o colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva investimentos e cooperação no desenvolvimento e uso em larga escala de combustíveis alternativos, como etanol e biodiesel. Bush estabeleceu metas ambiciosas para o uso futuro de etanol nos EUA - onde o combustível é fabricado do milho, não da cana, como no Brasil. Segundo o líder americano, a nova política reduzirá a dependência do país do petróleo estrangeiro.

De volta - O artigo desta quinta foi o primeiro publicado por Fidel na imprensa oficial cubana desde sua doença. Autoridades cubanas dizem que ele está perto de retomar ao menos parte de suas funções no governo. "Esperamos ter Fidel de volta logo", disse a ministra da Indústria, Yadira Garcia, na semana passada. "Nosso comandante está se recuperando", garantiu ela. O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste mês que Fidel apareceria em público de novo em abril.

Nenhum comentário: