segunda-feira, 19 de março de 2007

Petrobras inicia obras para usina de biodiesel no CE

Técnicos da Petrobras e da Intecnial S.A. — empresa de engenharia contratada pela estatal para construção de três usinas de biodiesel no País —, anunciaram oficialmente o início dos trabalhos de construção da unidade de produção nesse município do Sertão Central, distante 157km de Fortaleza. Ontem mesmo foram iniciados os serviços preliminares. Topógrafos demarcavam o solo para terraplanagem dos 15 hectares onde a usina será construída. A estimativa é de que a indústria entre em fase de operação no início de 2008.

As pouco mais de 400 famílias residentes na localidade de Juatama, distante 23km do Centro de Quixadá, foram as primeiras a receber a notícia oficial. A usina de beneficiamento de óleo vegetal em combustível automotor funcionará a 3km daquela vila rural. Por esse motivo, na formalização pública, a estatal de economia mista promoveu um fórum popular com a comunidade. O objetivo era esclarecer alguns aspectos do investimento e operacionalização. No encontro, os moradores do povoado puderam tirar algumas de suas dúvidas acerca do projeto.

Projeto

O coordenador nacional dos projetos energéticos da estatal, engenheiro Pedro de Assis Pereira Neto, deu explicações acerca do empreendimento. Ele ressaltou a importância ecológica, social e econômica do investimento. No primeiro aspecto, a partir de janeiro de 2008, todo o diesel brasileiro terá que conter pelo menos 2% de biocombustível. Cinco anos depois, o insumo deverá ser acrescido para 5%. Mas a meta é de que a última demanda já seja possível a partir de 2010. Quanto aos seguintes, destacou que haverá significativo impulso na agricultura familiar regional. “O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, acrescentou.

Coube ao gerente de marketing da Intecnial S.A., engenheiro Marcelo Canteli, as informações técnicas acerca da obra. Ele informou que na primeira etapa serão realizados serviços de limpeza, nivelamento do solo e implantação da unidade administrativa. A partir de agosto a movimentação se acelera. Cerca de 50 carretas de grande porte estarão circulando na região, transportando equipamentos para a montagem da usina. O técnico informou que serão contratados mais de 200 profissionais, a maioria operários. Na última fase da construção, aproximadamente 20 técnicos especializados atuarão nos testes de transformação química.

A comunidade

Convidados a participar da apresentação do projeto de biodiesel no município, dezenas de moradores compareceram ao encontro. O número seria maior não fosse a chuva. Lavradores, aposentados, donas de casa, representantes comunitários, comerciantes, empresários, estudantes e educadores se concentraram no ginásio da Escola Renato Carneiro. Receberam panfletos de orientação e refrigerantes. Observaram atentos os pronunciamentos dos futuros vizinhos. Até o anúncio oficial o clima era de expectativa. Aguardavam ansiosos a confirmação do empreendimento e o início da obra.

Eles consideram a unidade de produção como garantia de emprego e desenvolvimento do lugar. Em seguida, o grupo visitante respondeu a perguntas, a maioria relativas a geração de emprego e renda.

O professor e vereador Aldênio Moraes agradeceu a Petrobras, ofereceu a Intecnial a hospitalidade da população local e perguntou quantos trabalhadores de sua comunidade serão admitidos na obra. Também indagou como será assegurada a sustentabilidade socioambiental do projeto. Ele lembrou que há três décadas o distrito de Juatama era exemplo de prosperidade. O ciclo do algodão e a ferrovia eram a garantia econômica. O bicudo veio e o trem foi embora, “com os sonhos de muitos. Ficou apenas a velha estação abandonada”.

Fonte:

Nenhum comentário: