sexta-feira, 9 de março de 2007

EMBRAPA divulga craqueador para produção de Biodiesel

Diretores das Ematers do Brasil estiveram reunidos durante a última semana, na Secretaria de Assistência Familiar e no Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, para um balanço sobre os avanços na estruturação da assistência técnica nos estados e definição das prioridades para os próximos anos de mandato.

Na programação do encontro, os diretores visitaram a sede da Embrapa de Brasília para conhecer o protótipo de uma máquina de fabricação de biodiesel a partir da agricultura familiar, que produz 800 litros do produto com 8 horas de trabalhos diários.

Segundo o diretor-técnico do Emater/PI, Adalberto Nascimento, esse equipamento é de fundamental importância para o Instituto. “Temos o objetivo de prestar assistência técnica aos agricultores familiares que estão produzindo mamona não só na produção da palha, mas que no futuro dominem toda a cadeia produtiva desde a produção da matéria-prima à produção do biodiesel”, explica.

O equipamento encontra-se na fase de patenteamento pela Universidade de Brasília (UNB) e assim que for liberado para a Embrapa, será repassado para as empresas que se interessarem, permitindo que o mercado tenha uma mini-fábrica de produção de biodiesel que poderá ser feito em nível de produtor familiar.

“Isso será uma revolução, permitindo que os agricultores familiares produzam, a partir da mamona, o biodiesel para sua sustentação e utilizá-lo, inicialmente, no seu trator e na iluminação elétrica”, enfatiza.

O Emater/PI irá repassar essas informações à Embrapa Meio-Norte para que ela se aproprie das tecnologias e passe a estudar em nível de Estado, disponibilizando para as instituições interessadas.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário: