sexta-feira, 23 de março de 2007

Biodiesel de óleo de cozinha em Santa Catarina

A possibilidade de produzir um combustível que não afete a natureza a partir de resíduos de óleo de cozinha está sendo testada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Trabalham no experimento de biodiesel três doutorandos, um aluno da graduação e dois professores da área de Engenharia Química do Laboratório de Controle e Processos. O projeto ainda está em fase de captação de recursos e, depois de aprovado, tem até dois anos para o término da pesquisa. A primeira idéia, segundo um dos doutorandos, Rafael Dias, era produzir o biodiesel em pequena escala.

- Nosso primeiro pensamento foi utilizar o óleo que sobra dos restaurantes da Lagoa da Conceição para abastecer os barcos daquela região, ou o óleo que sobra do restaurante universitário para abastecer as máquinas aqui da universidade.

- Ainda não fizemos um cálculo de valores, mas considerando que 80% do custo do biodiesel é a matéria-prima, isso viabiliza a produção - afirma Dias. Um litro de óleo pode render até um litro de biodiesel, segundo o pesquisador.

Fonte: Diário Catarinense - SC

Nenhum comentário: