terça-feira, 20 de março de 2007

Produção de biodiesel na Bahia terá apoio da Petrobras

Com previsão de produzir anualmente na Bahia até 57 mil metros cúbicos de biodiesel, a Petrobras quer apoiar as ações estaduais de estímulo ao cultivo de oleaginosas no semi-árido, através da agricultura familiar. A empresa assegura a aquisição da produção de mamona, amendoim, algodão, dendê e girassol, principais matérias-primas do óleo. Só para atender à demanda da companhia, pelo menos 25 mil famílias de pequenos produtores devem ser beneficiadas.

Os planos da Petrobras para o setor foram apresentados hoje (19) ao governador Jaques Wagner pelo gerente executivo de Desenvolvimento Energético da empresa, Mozart de Queiroz, responsável pelo programa de biodiesel da companhia. Ele foi recebido por Wagner na Governadoria.

Na Bahia, a unidade de biodisel da Petrobras está sendo implantada em Candeias, com previsão de entrar em operação em dezembro. Outras duas unidades também estão sendo instaladas em Quixadá, no Ceará, e em Montes Claros, em Minas Gerais, beneficiando também o semi-árido naqueles estados. Só na unidade baiana, o investimento é de R$ 78 milhões.

“Além do aspecto da dinamização econômica do semi-árido, é um programa que tem também toda a importância social por estarmos procurando desenvolver as ações através da agricultura familiar”, ressaltou Queiroz. Na unidade, especificamente, serão apenas 35 empregos diretos.

No caso da Petrobras, um convênio já está em estudo pela equipes técnicas estadual e federal, conforme adiantou Queiroz. “O governo estadual vai anunciar as medidas assim que todos os detalhes estiverem fechados”, disse o executivo aos jornalistas, logo após a audiência com o governador.

Fonte: Jornal da Mídia

Nenhum comentário: