terça-feira, 27 de março de 2007

Curitiba quer testar combustível 100% biodiesel em ônibus

A capital do Paraná, Curitiba, quer testar um combustível 100% composto de biodiesel, ou B100, em um pequeno número de ônibus da cidade a partir de abril de 2008 em parceria com a Volvo AB (VOLV-B.SK), afirmou à Dow Jones uma autoridade do governo. "Queremos ultrapassar uma mistura B2 ou B20 e ir direto para uma mistura B100", declarou Elsio Caras, da área de transportes de Curitiba.

Embora a indústria brasileira de biodiesel ainda seja jovem, o interesse nacional no biocombustível surgiu antes da exigência da mistura de 2% de biodiesel em todo o combustível do País a partir de janeiro de 2008. A mistura irá exigir quase 800 milhões de litros de biodiesel anualmente.

Inicialmente, Curitiba pode conduzir testes em uma frota de cerca de 30 ônibus no ano que vem, detalhou Caras. "Cada ônibus irá rodar de 80.000 a 100.000 quilômetros por ano", acrescentou. Se os resultados forem favoráveis, a cidade irá considerar adotar a mistura de 100% de biodiesel em mais ônibus, afirmou ele.

Curitiba é conhecida como uma das cidades mais limpas do Brasil em virtude do sistema inovador de transportes, programas progressivos de reciclagem e políticas de planejamento urbano conscientes. As informações são da Dow Jones.

Fonte:

Nenhum comentário: