terça-feira, 20 de março de 2007

Convênio da UFV com a PMV e a Fusermann incentiva a produção de Biodiesel

A empresa Refinaria Nacional de Petróleo Vegetal (Fusermann) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Viçosa (Seama/PMV), nos últimos meses, intensificaram os trabalhos do “Projeto Jatropha”, com o plantio de 900 mil mudas de pinhão-manso para a produção de biodiesel, tendo encerrado, neste mês, as entregas das mudas aos produtores, coincidindo com as primeiras colheitas nas áreas que completam o primeiro ano de plantio, sendo que a empresa responsabiliza-se pela compra de toda produção, com contrato válido por, no mínimo, oito anos.

Do total de mudas até agora, foram plantadas 50 mil no município de Alvinópolis, 30 mil em Senador Firmino, 780 mil em Viçosa, seis mil em Amparo da Serra e 10 mil em Rio Pomba. No período de outubro a novembro deste ano, serão produzidas mais cinco milhões de mudas para atendimento a novos interessados, sendo que a meta da empresa, para os próximos quatro anos, é alcançar 25.000 hectares de área plantada com pinhão-manso.

A empresa está localizada no distrito industrial de Barbacena-MG, encontrando-se em fase final de construção, com uma capacidade de produção de até 40 mil litros/dia e condição de armazenar 9 mil toneladas de grãos, devendo entrar em operação no final deste ano.

O secretário informa que está em fase final de elaboração uma cartilha técnica sobre a cultura do pinhão-manso para distribuição junto aos produtores, bem como a organização do 2º Seminário Regional Biodiesel e Pinhão-Manso, que deverá ser realizado, no dia 24 de novembro, em Viçosa, com programação a ser divulgada em breve. O secretário destaca, ainda, que este trabalho é mais uma importante alternativa de renda aos agricultores familiares de Viçosa e região e orienta os produtores interessados a procurar a sede da Seama, munidos de cópias dos documentos pessoais e da propriedade rural para se inscreverem, lembrando que a demanda da empresa é de uma área plantada de 25.000 hectares.

Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail: piovesanleme@tdnet.com.br ou pelo telefone (31) 3892-6249.

Fonte:

Nenhum comentário: