segunda-feira, 5 de março de 2007

Santarém celebra acordo para recolha de óleos alimentares usados

Os óleos alimentares usados alimentares usados (OAU) em cantinas de escolas, estabelecimentos de restauração e em instalações municipais do concelho de Santarém vão começar a ser recolhidos e reaproveitados pela Oleotorres, empresa que celebrou sexta-feira um protocolo com a autarquia escalabitana.

A empresa com sede em Torres Novas compromete-se a encaminhar dos OAU recolhidos no concelho de Santarém para a produção de produtos na área química (graxas, pastas, tintas, detergentes, sabões, lubrificantes, etc) e para a produção de combustíveis. A Oleotorres espera no decorrer deste ano obter a licença para produzir biodiesel a partir dos OAU.

Apesar de a partir da assinatura do acordo, por dois anos, as partes ainda vão abordar as instituições que queiram colaborar. Além da defesa ambiental com a recolha dos óleos, André Ferreira recorda que é importante não esquecer que os óleos alimentares deitados pelo lava-loiça e que seguem pelo sistema de saneamento básico vão desaguar nas estações de tratamentos de águas residuais.

E que causam danos graves no seu funcionamento, ao criarem lamas gordurosas à superfície que prejudicam a reconversão de outros resíduos sólidos, entopem canos em habitações e condutas.

A vereadora com o pelouro da educação na autarquia, Lígia Batalha (PSD), realça a importância da sensibilização e informação da acção que se vai desenvolver, particularmente junto dos alunos de escolas e dos seus encarregados de educação. Para que os jovens para que tragam de casa os OAU que fomentem fomentar essas atitudes. Lembrando que as escolas EB 2/3, secundárias e superiores do politécnico de Santarém são um público-alvo importante a explorar.

Fonte: O Mirante

Um comentário:

Recompostos disse...

Os restaurantes tambem necessitam de encaminhar os seus óleos alimentares usados,sendo obrigatório os óleos serem encaminhados para empresas que tenham o Alvará de gestão de resíduos, e quem recolhe tem que possuir o Alvará de transporte de mercadorias.

Somos um Parque industrial de valorização de óleos alimentares usados,localizados em Torres Novas,c realizando a recolhas e valorizando os óleos que recolhe.

Recompostos,S.A
Contacte-nos,
Vitor Tel.913500163