segunda-feira, 5 de março de 2007

Petrobras e banco japonês assinam acordo para projetos de biocombustíveis



A Petrobras e o Japan Bank for International Cooperation (JBIC) assinaram hoje (5) memorando de entendimento para avaliar as possibilidades de financiamento de projetos na área dos biocombustíveis em associação com empresas japonesas no Brasil e no exterior.

Segundo a Petrobras, os projetos avaliados incluem a produção e a comercialização de etanol, biodiesel, bem como projetos de geração de bioeletricidade a partir do bagaço de cana-de-açúcar, além de oportunidades de obtenção de créditos de carbono.

O diretor do banco japonês Hiroshi Saito destacou a intenção da instituição de intensificar o relacionamento com a estatal brasileira. “O memorando objetiva construir uma relação bastante abrangente visando a exportação, comercialização e venda de biocombustíveis para o mercado japonês. A Petrobras é o maior e melhor parceiro para os empreendimentos de biocombustíveis, uma vez que a empresa domina a tecnologia para etanol, biodiesel e dispõe de uma gigantesca estrutura de transporte", afirmou.

Ainda na avaliação do diretor do JBIC, o Brasil possui condições adequadas para se transformar em um dos “maiores pólos de produção mundial de biodiesel, tendo como pano de fundo a tecnologia pioneira na produção de etanol”.

O presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, disse que o memorando de entendimento consolida a relação de parceria com o JBIC na área de petróleo. “Este memorando é relacionado a biocombustíveis de uma maneira geral, mas especialmente ao etanol. O mundo hoje vive uma consciência crescente dos problemas relacionados à expansão global. Mas também em relação à importância do Protocolo de Kioto e as necessidades de se encontrar fontes alternativas para a produção de energia”.

Gabrielli salientou ainda o fato de que a parceria com o JBIC contribuirá para colocar a Petrobras na vanguarda da produção de biocombustíveis em todo o mundo. “Essa parceria, que vem desde o final dos anos 90, foi também fundamental para que o país obtivesse a auto-suficiência na produção de petróleo”.

A parceria com o banco japonês já rendeu à Petrobras investimentos de cerca de US$ 6,5 bilhões. Os japoneses participaram de financiamentos que vão desde a exploração e produção de petróleo em áreas offshore (no mar), até a construção e ampliação da malhas de dutos, além da melhoria e modernização de refinarias.

Os contratos foram assinados pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e pelos diretores Paulo Roberto Costa, de Abastecimento, e Almir Barbassa, Financeiro e de Relações, representando a estatal brasileira, e pelo diretor executivo do JBIC, Hiroshi Saito.

Fonte:

Nenhum comentário: