sexta-feira, 16 de março de 2007

Natura quer instalar fábrica de óleo na Bahia para produção do Biodiesel

Com a produção de soja em ascensão, a Bahia está atraindo empresas beneficiadoras. O grupo Natura, líder na extração de óleo de soja na Espanha, pretende instalar uma fábrica no estado. O óleo servirá de matéria-prima para a fabricação de biodiesel. Com investimento previsto de 150 milhões de euros a unidade terá capacidade de processar 1,5 milhão de toneladas de soja, o que representa 60% da produção baiana.

“Isso significa que nós vamos ter que expandir nossa área de produção em pelo menos mais 600 mil hectares”, disse o secretário de Agricultura, Geraldo Simões. Ele acredita que os produtores têm capacidade e vontade de investir na ampliação. Os representantes da empresa tiveram, hoje (15), uma audiência com o governador Jaques Wagner para pleitear apoio do Governo do Estado em relação a infra-estrutura e incentivos fiscais.

Em 2006, foram produzidos na Bahia 2,248 milhões de toneladas do grão, resultados 12,8% superior ao do período anterior, de 1,991 milhão de toneladas. Este crescimento, segundo estudo da Conab, deveu-se principalmente ao aumento de produtividade: cada hectare produziu 2.640 quilos de soja em 2006, contra 2.282 no período anterior (15,7% de aumento), ao mesmo tempo em que a área plantada foi reduzida de 872,6 mil para 850,8 mil hectares (2,5% inferior), o que atesta o avanço técnico da agricultura no Estado.

O grupo espanhol mantém três unidades de extração no seu país de origem. A Bahia foi escolhida por seu grande avanço no setor, principalmente na região oeste. “O estado tem um ambiente propício para a produção de soja e registra um alto índice de produtividade por hectare”, disse o presidente do grupo Natura, Juan Carlos Jimenez. A Bahia é o sexto produtor nacional de soja, sendo que 4% da produção brasileira está no oeste baiano.

Fonte:

Um comentário:

Unknown disse...

ola sou representante comercial aqui na regiao da bahia e gostaria de saber se voces tem pretenção em trabalhar no ramo de oleo de soja,pois estou a procura de uma representada para trabalhar no segmento de oleo.desde ja meu muito obrigado.