segunda-feira, 5 de março de 2007

Penápolis começa a vender biodiesel


Mesmo sem saber, muitos proprietários de veículos a diesel de Penápolis já estão abastecendo-os com biodiesel há pelo menos duas semanas. Três dos quatro postos de combustíveis da cidade já oferecem o produto, apesar de nenhum deles ainda ser certificado pela Petrobras.

"Eu nem tinha percebido que estava abastecendo com biodiesel", afirmou o agropecuarista Américo Alves Dias, 60 anos, entrevistado pela Folha da Região enquanto abastecia a caminhonete em um dos autopostos que oferece o combustível.

No entanto, aprovou a iniciativa, porque para ele o importante é preservar o meio ambiente. "Tomara que também seja mais econômico", brincou. Dias revelou que sempre foi favorável aos combustíveis menos poluentes, tanto que quando morava em São Paulo, em 1980, converteu a álcool todas as peruas Kombi que faziam entrega em um supermercado que gerenciava. "Naquela época, eu nem sabia que o álcool teria a força que tem hoje", disse. Assim como o agropecuarista, outros consumidores ouvidos ainda não se atentaram para o fato de estarem abastecendo com biodiesel. E mesmo os que já o utilizam informaram não perceber muita diferença, segundo o frentista Luiz Wanderley Garcia. "Muitos disseram para a gente que estão fazendo testes para avaliar se melhorou o rendimento", comentou.

Apesar de três estabelecimentos oferecerem o produto em Penápolis, um dos proprietários afirma que ele é o único que tem o verdadeiro biodiesel, fornecido pela Petrobras. O comerciante Eduardo Marin argumenta que é representante exclusivo da bandeira BR e, por isso, possui o selo "De olho no combustível", que garante em 100% a qualidade do produto. "Os demais postos não têm esse selo e devem comprar de outros lugares", afirma.

A assessoria de imprensa da Petrobras confirmou que o selo "De olho no combustível" comprova a qualidade do biodiesel comercializado pelo autoposto, porém, comunicou que em Penápolis nenhum estabelecimento é certificado pela empresa. Segundo a distribuidora, o posto de Marin ainda está em processo de certificação e é o único que requereu esse atestado. A reportagem questionou a Petrobras sobre quem estaria fornecendo biodiesel a esses postos, se não são certificados, e a resposta foi que "infelizmente, a companhia não irá se pronunciar sobre seus questionamentos".

O proprietário de uma transportadora de combustíveis e de uma rede de autopostos de Penápolis, Salman El-Houmsi, apresentou uma nota fiscal comprovando que o biodiesel adquirido por ele é fornecido pela Petrobras. "A empresa fornece o produto a todos os postos que revendem os combustíveis BR", informa.

Ele explica que apesar de não ter contrato com a Petrobras, o posto dele que tem biodiesel só trabalha com produtos BR. El-Houmsi revela que durante dez anos teve contrato com a distribuidora, mas após o vencimento não quis renová-lo, apesar de continuar adquirindo o produto da Petrobras.

A diferença, segundo o empresário, é que ao contrário dos postos que mantêm contrato com a distribuidora, ele é responsável pelas bombas e pintura do estabelecimento, enquanto para os outros a empresa fornece os equipamentos.

O biodiesel oferecido no autoposto dele é comprado em Bauru e transportado por caminhões dele mesmo. Segundo o motorista responsável pelo transporte, a mistura é feita na hora do carregamento.

O preço do biodiesel é o mesmo do óleo diesel comum, custando em média R$ 1,89 nos postos da cidade.

Fonte: Folha da Região

Nenhum comentário: