quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Biodiesel: Investimento em tecnologia é o caminho para o setor rural


Estande do biodiesel é uma das mostras da Instituição na Showtec deste ano
Até amanhã, os visitantes da 8ª Showtec, a Feira de Tecnologia da Fundação MS, aberta nesta terça-feira, em Maracaju, poderão conhecer o processo de produção do biodiesel, no estande da UNIGRAN, na feira. A UNIGRAN é uma dos principais parceiros na realização da Showtec. “É um evento que demonstra a capacidade de inovação tecnológica e de investimentos do setor agropecuário de Mato Grosso do Sul”, disse o vice-governador do estado.

Para ele, o investimento em tecnologia é o caminho para o setor rural. Exemplo disso é o investimento da UNIGRAN em pesquisas com o biodiesel feito de óleo de girassol, iniciadas há quase cinco anos. O processo de produção em pequena e média escalas está dominado e o biodiesel testado com ótimos resultados em um ônibus, um caminhão, tratores e camionetes da Instituição. O girassol, entretanto, não é única alternativa para a chamada “agricultura de energia” em região centro-sul do Estado.

O professor Euclides Maranho, coordenador do curso de Administração de Agronegócios, explica que é preciso levar em conta os preços de mercado, que determinam a viabilidade econômica de uma ou de outra cultura. “A dinâmica das matérias-primas para o biodiesel precisa ser bem compreendida: há os momentos de uma e os momento de outra cultura, o mercado de commodities é que vai definir, agora, estamos organizando palestras sobre o pinhão manso”, explica o professor, frisando a importância da pesquisa científica para a criação de alternativas de diversificação da produção no campo, “é importante frisar que a UNIGRAN está cada vez mais inserida no contexto do agronegócio, e a parceria na Showtec é mostra disso”.

A Feira é organizada pela Embrapa e Fundação MS e conta, neste ano, com cerca de cem expositores.
Fonte: Agora MS

Nenhum comentário: