quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Marcado o 5º leilão de biodiesel da ANP


O mercado de biodiesel brasileiro já é uma realidade. As empresas interessadas em entrar neste promissor mercado terão oportunidade, no próximo dia 13, quando a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizará o quinto e penúltimo leilão de compra de biodiesel, garantindo a aquisição de 50 milhões de litros do fornecedor.

Até o momento já foram realizados quatro leilões. Eles visam motivar empresários a produzir o biocombustível. A ANP intermedeia a compra, que pode ser feita por produtores e importadores de diesel. Quando estas não adquirem o produto, a ANP direciona o volume disponível para a BR Distribuidora. O sexto leilão ainda não tem data para realização. O preço de referência para o litro de biodiesel do último leilão foi R$1,70, 8% menor que o preço de referência do primeiro leilão realizado, quando a oferta inicial foi de R$1,90 o litro.

O “convite” foi feito pelo diretor geral da Agência, Haroldo Lima, em Salvador, na segunda-feira (29/01), ao participar da apresentação do Programa de Monitoramento e Controle de Qualidade do Biodiesel da Bahia, no Hotel Pestana. Pelo entusiasmo do empresário baiano Hilton Moraes, da IBR, a primeira fábrica de biodiesel a se instalar no estado, vale a pena investir no segmento. “Nós estamos muito animados. É o combustível do futuro”, ressaltou. A IBR trabalha com quatro rotas de matéria-prima: algodão, mamona, soja e sebo de animal. Mas decidiu investir no pinhão-manso, que, juntamente com a soja, possibilita alta produtividade e o preço final do litro mais competitivo. A discussão sobre a oleaginosa de maior produtividade foi um dos pontos polêmicos do evento.

A Bahia está autorizada, hoje, a produzir 128 mil metros cúbicos de biodiesel a partir de duas empresas, a IBR e a Brasil Ecodiesel. Isso representa 20% dos 640 mil metros cúbicos produzidos no país. O estado figura entre os três maiores produtores do biocombustível no Brasil, sendo que está muito distante do maior produtor, que é o estado de São Paulo.
De acordo com lei Federal, a partir de 2008 as distribuidoras terão a obrigatoriedade de misturar 2% de biodiesel ao diesel do petróleo, percentual que subirá para 5% em 2013, que criará um mercado de dois bilhões de litros por ano. Já em 2008 serão necessários 880 mil metros cúbicos do biocombustível para que a lei seja cumprida. Com os dois últimos leilões, a ANP completa esse volume mínimo necessário.
Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário: