sábado, 3 de fevereiro de 2007

Veiculos abastecidos com Biodiesel(B100), aumentam o consumo em 1% em relação ao Diesel


Durante a 7ª edição do Show de Tecnologia da Fundação Ms em Maracaju, o ShowTec, um dos destaques da feira foi o biodiesel. No interior do Mato Grosso do Sul, muito tem se pesquisado nos últimos anos sobre o biodiesel e as oleaginosas que podem servir para sua produção - girassol, a soja, gergelim, pinhão-manso, macaúba, cranbe e mamona.

De acordo com informações do acadêmico de biomedicina na Unigran, Rodolfo Stefanello, que pesquisa o biodiesel na instituição, um veículo que é abastecido com o biodiesel consome mais que o abastecido com o diesel mineral. Ele explicou, durante o ShowTec, que apesar do consumo dos veículos ser 1% maior quando utilizam o combustível “ecologicamente correto”, o consumidor acaba lucrando no final.

Sobre o fato de alguns proprietários de veículos movidos a óleo diesel estarem abastecendo com óleo de soja, adquiridos por atacado, Rodolfo afirmou que o fato é prejudicial ao veículo, uma vez que a longo prazo o óleo de soja danifica os filtros do carro e pode fazer com que ele tenha uma despesa maior que a diferença do montante utilizado no abastecimento com óleo. Ele explicou que é necessário, após a prensagem da oleaginosa, que uma transesterificação seja feita, para a retirada da glicerina e não apenar deixar que a “poeira do óleo assente”.

Fonte: Maracaju News

Nenhum comentário: