Rio de Janeiro - A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu hoje (8) um cromatógrafo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O equipamento possibilita a realização de análises para indicar se está correta a proporção de biodiesel adicionado ao óleo diesel. Amanhã (9), mais um cromatógrafo será entregue, para o laboratório da Universidade Federal do Piauí.
O aparelho também permite identificar, por meio de um marcador químico, a origem do biodiesel que, obrigatoriamente, os produtores terão que misturar ao combustível. Segundo a ANP, cada produtor possui um marcador específico, que individualiza o produto.
A Agência informou, em nota, que sete cromatógrafos estão sendo entregues a laboratórios e institutos de pesquisa participantes do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis. O primeiro já foi para a Universidade Salvador (Unifacs), no último dia 29.
Os próximos irão para o Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP, no Distrito Federal, e para os laboratórios de universidades de São Paulo (Unesp), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mato Grosso (UFMT).
Fonte: Monitor Mercantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário