quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Algas como matéria-prima de Biodiesel


A companhia Norte Americana PetroSun e sua filial Algae Biofuels têem feito ensaios testando a produção de biodiesel a partir de Microalgas a três anos, logrado bons êxito nesta sua empreitada já anuncia que entrará na ultima fase de experiência antes de partir para a construção de uma planta comercial de produção de biodiesel.

Esta fase consistirá no cultivo e produção da pasta de algas que servirá como matéria-prima para o biorefinado.

A produção de biodiesel a partir de microalgas apresenta diversas vantagens quando comparada ao uso de cultivos agrícolas, sendo a mais importante a elevada produtividade, com um rendimento por hectare umas 30 vezes superior ao da soja. Além do biodiesel produzido com algas estar livre de enxofre, não é tóxico e é biodegradável.

As algas são cultivadas em campos encharcados similares aos de arroz, de onde se extrai com bombas, a solução de algas concentrada e se submete a um processo, formando-se a pasta que alimenta as biorefinarias.

A companhia já esta procurando áreas no Arizona, no Novo México, na Califórnia, na Louisiana em Michigan para iniciar o cultivo comercial das algas nos Estados Unidos. Austrália e China são os principais candidatos para parcerias externas para operações de produção e de refino.


Os interessados em conhecer melhor os aspectos sobre esta experiência, pode fazê-lo visitando os sitios:
biofuel review
Agrodigital
Algae Business
Aqua cl
Renewable Energy Access


Fonte: Blog SCIENCES OF THE SEA

Nenhum comentário: