quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Produtor de soja de olho no Biodiesel


O biodiesel vem atraindo a atenção e a curiosidade de muitos agricultores, principalmente os de soja A oleaginosa caminha para ser a matriz predominante do biodiesel brasileiro. A opção, porém, tem a oposição dos pesquisadores que consideram ideal o uso de várias culturas para a produção de biomassa.

De acordo com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ainda é cedo para afirmar qual o principal grão usado na produção, “mas há uma tendência para a soja”. A própria empresa pesquisa uma série de produtos, respeitando as aptidões geográficas do país. No Paraná, por exemplo, há experiências em andamento com girassol, mamona, amendoim, gergelim, pinhão-manso e outros de verão e de inverno.

A soja, que ocupa vasta área de terras pelo Brasil, tem se mostrado forte e caminha para ser a principal opção dos agricultores para a produção do biodiesel nacional. “Hoje 90% da matriz de óleo vegetal brasileiro é de soja. Por isso, o país tem essa dependência da oleaginosa”, diz Ruy Yamaoka, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Para Yamaoka, a hegemonia da soja na produção do chamado combustível verde pode inviabilizar o programa no futuro.

“Sustentar o biodiesel só com a soja é um risco porque o produto é bastante valorizado e segue uma tendência de mercado. Conseqüentemente, sofre os efeitos da oscilação de preços”, explica o pesquisador. Para ele, o ideal é sustentar a produção de biomassa com outras plantas que têm um rendimento superior ao da soja. É o caso do girassol, da mamona, do amendoim e do pinhão-manso, de onde se pode tirar de 30% a 60% de óleo vegetal de cada grão, enquanto que o de soja e o de algodão rendem entre 18% e 20%.

Para o pesquisador, o projeto de biodiesel nacional ainda precisa de muitos ajustes para ganhar credibilidade lá fora, diante da possibilidade de o produto nacional ser exportado, principalmente para a Europa, onde alguns países já fizeram a opção pelo combustível verde. No Brasil, o biocombustível deve se tornar no futuro o principal concorrente do óleo diesel, usado para abastecer a frota de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas.

O biodiesel tem sido um dos atrativos do Show Rural. No local, os agricultores conhecem toda a sua cadeia produtiva e as plantas utilizadas no processo.

Materias Relacionadas:

Biodiesel de Soja ou de Mamona?
Soja é inviável para a produção de biodiesel
Uso da soja como matéria-prima para a produção de biodiesel

Nenhum comentário: