terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Paises ricos deveriam seguir o exemplo do Brasil


Em visita ao Rio de Janeiro para inaugurar nessa terça-feira (6) o Centro de Operações Tecnológicas dos Jogos Pan-Americanos, Lula voltou a criticar os países que exigem maiores compromissos do Brasil em relação à prevenção do desmatamento na Amazônia: “Não dá para desmatar, desmatar, desmatar e depois querer dividir suas responsabilidades por igual com quem não desmatou tanto. Querem obrigar a gente a fazer o que não fizeram há cem anos atrás”, disse o presidente.


Lula já havia criticado os países ricos no dia em foi divulgado o relatório do IPCC: “Agora está todo mundo preocupado com o desmatamento. A França está preocupada, os Estados Unidos estão preocupados. Mas, não basta a gente a gente diminuir o desmatamento no Brasil, é preciso também que os países ricos tenham mais responsabilidade e parem com a emissão de gases de suas indústrias poluidoras”, disse o presidente, que lembrou o “esforço do Brasil em investir em energias renováveis”.

Para Lula, poucos países como o Brasil têm 'autoridade moral' para falar de desmatamento, uma vez que, segundo ele, nos últimos três anos houve uma queda de 52% nas áreas devastadas. O presidente sugeriu ainda a instalação de uma usina de biodiesel no estado do Rio de Janeiro, em convênio com pequenos produtores. Esse tipo de empreendimento está sendo realizado pela Petrobras,. que já conta com alguns projetos para produção de biodiesel na Região Nordeste e no Norte de Minas Gerais.

Fonte:

Nenhum comentário: