terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Planta de biodiesel da Oleaplan no RS entra em operação em março

A partir deste ano, as usinas em implantação no Rio Grande do Sul começam a produzir biodiesel. O investimento total é estimado em R$ 123,5 milhões, na instalação das plantas da usina. O primeiro complexo a operar em escala comercial no Estado deverá ser o da Oleoplan, localizado no município de Veranópolis.

A unidade terá uma capacidade de produção de 100 milhões de litros ao ano. Como no caso das outras usinas gaúchas, a fabricação do biodiesel em Veranópolis se dará principalmente a partir da soja. Apesar disso, a empresa também desenvolve pesquisas quanto ao uso de novas culturas, como a mamona.

O custo da planta da Oleoplan é estimado em R$ 21 milhões. A Oleoplan já vendeu 10 milhões de litros para a Petrobras, que serão entregues a partir de março. O restante da produção está sendo negociado com importadores europeus e também pode ser comercializado no leilão que deve ser realizado no primeiro trimestre deste ano pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Outras unisinas no estado também começam a operar este ano, caso de Passo Fundo e Cachoeira do Sul. A Petrobras também pretende construir usinas no estado. No entanto, os projetos da estatal ainda estão em uma fase de estudos de viabilidade técnica e econômica. Se forem concretizados, as construções desses empreendimentos deverão ser realizadas nas regiões de Bagé e de Palmeira das Missões.

Fonte: RSCOM

Nenhum comentário: