quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Carbono Neutro e Biodiesel

Um Projeto de Decreto Legislativo (PDC 2/2007) – apresentado na última terça-feira pelo deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame (PSDB)– prevê que a Câmara dos Deputados adote a compensação de suas emissões de dióxido de carbono investindo em projetos ambientais. Se aprovado, a Câmara se tornará o primeiro órgão público do país a colocar em prática o mecanismo de neutralização do carbono gerado em suas dependências.

De acordo com o deputado, durante os seis primeiros meses após a aprovação da lei, a Câmara realizará um levantamento sobre o volume anual das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em suas atividades –– comissões, departamentos administrativos, plenário e, principalmente, veículos. “A iluminação elétrica, o ar-condicionado e os veículos da frota da Câmara são os maiores emissores de gases. É um grande avanço para a Casa, porque iremos fazer um inventário com empresas especializadas”, disse.
Para Thame, o projeto tem o objetivo de contribuir para a redução do aquecimento global e transformar a Câmara em exemplo para o país. “A iniciativa sozinha não significa nada, mas se o exemplo prosperar e todos os órgãos, prefeituras, governos de Estado e a iniciativa privada adotarem essas medidas, chegaremos a um ponto em que o país inteiro será ‘carbono neutro’ e iremos preservar o país para as futuras gerações”, disse.

A assessoria de imprensa do deputado aponta que em um hectare de terra é possível plantar duas mil árvores, o que consegue neutralizar até 400 toneladas de carbono.

Entre as medidas previstas pelo projeto para o Departamento de Transportes da Câmara, estão a obrigatoriedade da aquisição de veículos leves que utilizam fontes renováveis de combustíveis e a adaptação veículos semi-leves e pesados movidos a diesel para a utilização do biodiesel – conforme regulamentação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). “Os prestadores de serviço da Câmara também serão obrigados a usar veículos que utilizem fontes renováveis de combustíveis”, disse Thame.

Fonte:

Nenhum comentário: