quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Mistura Diesel/Biodiesel dininui o teor de enxofe no combustível

Quando falamos das vantagens do uso do biodiesel, sempre citamos a diminuição do teor de enxofre como um dos fatores no seu uso que contribui para a diminuição do efeito estufa, proporcionando um ganho ambiental para todo o planeta pela diminuição da poluição atmosférica. Porém não costumamos tratar dos problemas decorrentes pelo maior teor dele no Diesel mineral.

Vejamos, então, quais são os problemas com enxofre:

1. Geração de Acido Sulfúrico:
• Conversão de SO2 em SO3 e H2SO4;
• Aglomeração nos particulados ou para o ar que respiramos;
• Aumento do peso do particulado captado e medido;
Bom, mas se colocarmos uma filtro para retirar os particulados?

• Problema continua, pois o acido sulfúrico só condensa depois do filtro de particulados;

2. Atividade comprometida

􀂋 Depósitos de enxofre e fuligem na platina e nos poros;
􀂋 Redução do acesso à área superficial;
􀂋 Envenenamento só parcialmente reversível.

3. Medidas possíveis:

• Tirar o enxofre do combustível (D 2000 D 500 D 50);

• nos catalisadores:
􀂃 aumentar resistência contra envenenamento
– Efeito anti-aderente
􀂃 aumentar seletividade da oxidação
– Catalisador HS-DOC com foco em HC

• No processo de medição:
􀂾 contar particulados ao invés de pesar

Do Autor do Blog

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