sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Sorriso só aguarda autorização para produzir Biodiesel

Sorriso deve ser um dos primeiros municípios do Nortão a produzir biodiesel. Uma indústria se instalou na cidade e está pronta para operar. Segundo o empresário Cláudio Zancanaro, o funcionamento só depende de uma inspeção da Agência Nacional de Transportes (ANT). Ele garantiu que assim que estiver autorizada a fábrica começa produzir. Os testes para verificar a qualidade do produto e obter a certificação já foram feitos. A nova indústria terá capacidade de produzir 80 mil litros por dia e já garantiu a venda de 5 milhões de litros de sua produção em um leilão da Petrobrás, para este ano.

A matéria-prima para a produção do biodiesel será diversificada. Além do óleo de soja será utilizado óleo de algodão e sebo bovino. Outros produtos também podem ser utilizados na fabricação do produto, como girassol, mamona, entre outros que estão sendo pesquisados.

Para este ano também está previsto o funcionamento de uma usina em Lucas do Rio Verde. A unidade deve receber R$ 31 milhões em investimentos e terá capacidade de produzir 50 milhões de litros de biodiesel por ano. A matéria-prima utilizada também deve ser o óleo de soja e o sebo bovino.

Assim como Sorriso, campeão brasileiro na produção de soja, Lucas do Rio Verde está entre os maiores produtores do país. Este é um dos motivos que favorece a expansão do setor na região, que paga caro pelo óleo diesel, além de ser apontado como uma alternativa, por ser um combustível que não polui o meio ambiente, sendo fonte de energia renovável.
Fonte:

Nenhum comentário: