quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Estudo da ESALQ mostra aumento de consumo na utilização da mistura de 50% de Biodiesel (B50)


Considerando os atuais custos elevados do barril de petróleo, os combustíveis alternativos passam a ser competitivos do ponto de vista econômico, devendo-se considerar, sobretudo que, no futuro próximo, as reservas de petróleo tendem à escassez e o desenvolvimento mundial dependerá da tecnologia e infra-estrutura para utilização de formas energéticas alternativas.

As possibilidades de aproveitamento da biomassa com finalidade de conversão energética deveriam ser consideradas com maior atenção a partir do Plano de Ações da Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992, que estabelece a substituição de 20% das fontes energéticas, por renováveis até o ano 2000 e 50% até o ano 2020. Assim, observa-se que os combustíveis alternativos e renováveis oriundos da biomassa vêm à tona, como uma das soluções para o desenvolvimento auto-sustentado.

Mediante ao exposto realizou-se o trabalho Avaliação do Desempenho do Motor de Combustão Alimentado com Diesel e Biodiesel com o objetivo de avaliar o desempenho comparativo do motor de combustão alimentado 100% com biodiesel, 100% com diesel e com a mistura de 50% de biodiesel e diesel (B50).

Os resultados obtidos permitem as seguintes conclusões:

- A utilização do biodiesel reduziu a potência do motor a 91,3% e 97% da potência quando se utilizou diesel mineral, respectivamente para o uso do B100 e do B50;

- Da mesma forma, o torque do motor foi reduzido a 93,8% e 97,1% respectivamente com o uso do B100 e do B50 em relação do torque produzido quando se utilizou o diesel mineral;

- A média do consumo do biodiesel puro (B100) foi praticamente o mesmo do diesel mineral, verificando-se um consumo de 7,6% maior quando se utilizou o B50.

Fonte: Portal do Biodiesel

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