sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Estaleiro Mac Laren investirá em projeto de biodiesel no RJ

O estaleiro Mac Laren Aço e Fibra, que tem sede em Niterói (RJ), está diversificando as áreas de atuação e decidiu investir US$ 14 milhões em um projeto de produção de biodiesel com pinhão-manso. O grupo instalará, em 2009, uma usina em Rio das Flores (RJ) com capacidade para produzir 10,5 milhões de litros por ano.

"Rio das Flores foi uma tradicional produtora de café e, nos últimos anos, dedicou-se à pecuária. Há muitas áreas degradadas que podem ser aproveitadas para a produção do pinhão-manso", diz Pedro Gasparelo, engenheiro agrônomo responsável pelo projeto. De acordo com ele, a matéria-prima foi escolhida por ser a oleaginosa com melhores condições de adaptação ao solo da região, que possui muitos desníveis.

Conforme o projeto, será necessário o cultivo de 5 mil hectares de pinhão-manso para atender à demanda de matéria-prima da usina. Desse total, 300 hectares já foram cultivados pela Mac Laren em uma fazenda do grupo localizada no município, mas a meta é ampliar essa área para 1 mil hectares.

Outros 2,5 mil hectares serão cultivados por agricultores familiares da região, com os quais a empresa já mantém tratativas. A área restante (1,5 mil hectares) será splantada por produtores de médio e grande portes. "A empresa já investiu parte dos recursos em um viveiro de mudas para acelerar o plantio", diz Gasparelo. Ele observa que o pinhão-manso só começa a dar frutos no segundo ano de cultivo, por isso a construção da usina será iniciada após a ampliação da área plantada. O trabalho será coordenado pelo Instituto Brasileiro de Agronegócios e Organização.


Fonte:
da Agência de Notícia UDOP

Nenhum comentário: