terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Entidades de Rio Pardo são contra instalção de usina de Biodiesel

Representantes das dez entidades de Rio Pardo que se manifestaram contrários à parceria do Movimento de Apoio ao Pequeno Agricultor (MPA) com o município para a instalação de um complexo para produção de combustível alternativo se reúnem amanhã com o prefeito Joni Lisboa da Rocha e assessores, às 10 horas, no Sindicato Rural. Eles vão analisar as tratativas dos últimos dias e os rumos que devem ser tomados. O presidente do sindicato, Paulo Ene, disse ontem que não há projeto para a implantação de uma usina de biodiesel. Conforme Ene, a proposta do MPA é fazer uma esmagadora de grãos para produzir óleo bruto para ser levado até alguma usina.

O presidente do sindicato destacou também que as dez entidades que entregaram em dezembro o manifesto ao prefeito não são contrárias ao projeto. “Somos contra a parceria com o MPA, que é ligado à Via Campesina, que envolve outros movimentos sociais associados a invasões e outras manifestações no Estado”, explica. Ene afirma que existem empreendedores do município que podem ser parceiros no projeto se for necessário.

O dirigente sindical salienta que todas as dez entidades se posicionaram contrárias à parceria com o MPA, mas possuem interesse no projeto de produção de óleo bruto, que serve para a transformação em biodiesel. “O MPA não tem expressão em Rio Pardo e não queremos que crie uma célula na cidade”, afirma.

Fonte: Gazeta do Sul

Nenhum comentário: