quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

EMBRAPA discute girassol para biodiesel

A Embrapa Cento Oeste, estará realizando nos dias 14 e 15 de fevereiro um encontro sobre a cultura do Girassol com palestras e discussões sobre a semente oleaginosa que o Girassol produz, e pode ser utilizado na produção do biodiesel.

O encontro conta com a parceria da Brasil Ecodiesel, empresa que irá construir uma usina de biodiesel na cidade de Dourados. O evento é direcionado para toda a região do Centro Oeste e já está confirmada a presença dos maiores especialistas da cultura de todo o Brasil.

A idéia das duas empresas é de produzir conhecimento nas culturas que fornecerão matéria prima para a produção de biodiesel. Assim, o Centro Oeste, e em especial o MS, conseguirá permanecer na vanguarda dos processos agrícolas do país. Segundo Mauricio Cury, representante da Brasil Ecodiesel, e um dos organizadores do evento, estão sendo pesquisadas mais de 40 plantas diferentes que produzirão óleo para a produção de biodiesel. A maioria, no entanto, não conta com tecnologia suficiente para poder ser indicada para o plantio. Então a empresa, de forma prática, começou, há três anos atrás, a incentivar o plantio de mamona e hoje produz biodiesel com o óleo extraído desta planta. Agora a empresa irá produzir também o biodiesel de óleo de girassol e quer incentivar a cultura. Cury afirma que a planta reúne excelentes características para o biodiesel.

Segundo Euclides Maranho, da Embrapa, o girassol é uma importante opção para o agricultor. Entre vários benefícios, Maranho cita a rotação de cultura, mas também lembra da capacidade que o girassol tem de reciclar os nutrientes que se encontram a grandes profundidades do solo, e que são trazidos novamente para a superfície pela ação das raízes profundas que possui.

Os problemas de aquecimento global do Planeta, estão passando do âmbito de interesse científico para o âmbito político mundial. E, numa velocidade incomum, afeta o campo. Exemplo disso são as repentinas mudanças do preço do milho e da soja. Vários setores da economia já estão se mobilizando para entrar neste novo ciclo mundial: o da Bioenergia. Assim a Embrapa e a Brasil Ecodiesel, unidas, estão trabalhando para que o agricultor possa se adaptar a essas novas oportunidades e incorporar, na sua propriedade, os benefício desta nova onda.

O evento será realizado nas instalações da Embrapa, na rodovia BR 163, km 253,6, nos dias 14 e 15 de fevereiro, com início as 8:00 horas. Informações sobre o evento poderão ser obtidas na Embrapa de Dourados, pelo fone: 3425-5122.

Nenhum comentário: